Vestido de noiva estilista

O vestido de noiva ideal: dicas de como escolher o seu

O fato de que organizar um casamento demanda tempo, atenção e cuidados especiais, não é novidade. Decoração, música, comida, fotografia, lista de convidados….são muitos detalhes. Mas geralmente a parte mais esperada do planejamento é a escolha do vestido de noiva.

A fim de ajudar as noivinhas de plantão a selecionar um entre as milhares de opções disponíveis, vamos conferir algumas dicas para escolher o vestido ideal!

1º PASSO: Quando começar a pensar no vestido?

“O ideal é um ano antes do casamento, para ela poder experimentar os modelos de cortes, mangas e decotes”, conta João Paulo Ramalho, estilista de vestidos de noiva.

A antecedência é muito importante. João Paulo afirma que para fazer um vestido do zero, se tiver muita cauda, muita renda e muito brilho demora em média um ano, se for mais minimalista e clássico, em torno de cinco meses.

2º PASSO: Comprar ou alugar?

Existem, basicamente, três opções: mandar fazer um vestido do zero, comprar um vestido já pronto ou alugar (primeiro ou segundo aluguel). Tudo depende do quanto a noiva está disposta a gastar e do tempo disponível até o casamento. Assim, se você tem pouco tempo sobrando, vale a pena alugar!

3º PASSO: Escolhendo o vestido

“Elas sempre chegam com alguma ideia de corte, de renda, de decote ou mangas”, explica João Paulo. A partir das ideias trazidas pela noiva, o estilista dá algumas sugestões adicionais. Ele faz uma análise corpórea da noiva para verificar  o corte que mais se adapta ao tipo físico dela. “O meu forte é valorizar as curvas femininas, então sou conhecido pelo estilo sereia. Amo vestido mais sexy para noivas”, afirma.

Segundo João Paulo, vestido minimalista todo em tecido, seja ele sereia ou princesa, também não podem faltar em uma coleção. Os vestidos usados por Meghan Markle e Marina Ruy Barbosa são exemplos desse estilo.

Se você quer sair do tradicional…

João Paulo revela que o vestido de noiva mais diferente que já confeccionou foi um com uma fenda bem ousada na perna, decote no busto e nas costas, inclusive ele foi fotografado para a revista Noivas de Minas.

Mas também é possível também inovar na cor. Sim, existem outras opções além do branco tradicional, como por exemplo, os em tons de nude e blush. Esses tons estão super em alta! 

Tendências…

“Vestidos com rendas de arabescos, são rendas arrojadas sem perder a delicadeza de uma renda. Geralmente, esse tipo de renda foge da renda com padrões florais. As capas sobre os ombros são a maior aposta para a próxima estação, é um estilo bem poderoso e dispensa o véu”, conta João Paulo sobre as tendências atuais.

4º PASSO: Provas

Chegou a hora de fazer as provas do vestido para fazer todos os ajustes necessários! “Não gosto de demarcar quantas vezes ela terá que provar o vestido, sou perfeccionista e a peça tem que sair no mínimo perfeita. Então a resposta certa seria: quantas vezes forem necessárias”, conta João Paulo

A prova é um momento super importante, não só para fazer as alterações, mas também para que a noiva se acostume com o vestido. Esse momento pode ser emocionante! “Tinha uma noiva que sempre chorava quando colocava o vestido, mesmo ele sendo só o esqueleto da primeira prova. Na prova final, ela se emocionou de verdade e eu como bom manteiga derretida que sou, entrei na onda e me emocionei bastante com ela”, conta João Paulo.

Espero que tenham gostado das dicas!

Até a próxima!

Quer saber mais sobre vestidos de noiva? Então, confira o post sobre a história do vestido de noiva postado aqui no blog.

Conheça melhor o trabalho do João Paulo Ramalho:

Anteriores

Lua de mel: como escolher o destino?

Próximo

Para brindar: o bar do casamento

  1. Catia ferreirq

    Que maximo a materia!! Afinal o vestido é a “estrela da festa”” todos esperam pra ve-lo.
    Amei ! Parabens!!!

  2. Maria Carolina

    Só de pensar em ter que escolher um vestido de noiva, já entrei em desespero. Mas as dicas com certeza ajudam muito.

  3. Rosana Bonfa

    Dicas bacanas e muito uteis !! Adorei

  4. Titi

    Nossa!! Realmente a cada matéria que leio no Blog fico mais encantada,Bárbara escreve realmente muito bem,de forma clara tornando a leitura muito gostosa e essa matéria é muito interessante como todas que tenho lido aqui,na minha opinião a chegada da noiva é a hora mais esperada da cerimônia porque todo mundo fica ansioso pra ver o vestido,essa matéria ficou genial, a entrevista foi ótima e os vestidos do estilista eu amei!!!
    PARABÉNS!!!!!

  5. João Paulo Ramalho

    A Matéria ficou maravilhosa ❤️❤️❤️

  6. Rita Meliauskas

    Amei o post!!!! Super completo !!!!
    Dá vontade de casar de novo só pra curtir todo esse passo a passo ( mas com o mesmo marido rsrsrs )
    E também amei os croquis !!
    Parabéns Barbara Souza

  7. Patrícia Capassi

    Amei a matéria!!!
    Dá vontade de ver os vestidos de cada croqui “ao vivo”!!!
    Parabéns!!!
    Curiosa pelo próximo post…

  8. Lucia Souza

    Parabéns Bárbara, a matéria ficou linda, excelentes dicas para um assunto tão importante. Além dele ser a estrela da festa, como disse a Cátia, é a realização do sonho da noiva!!! Parabéns

  9. Beatriz Calais

    Eu ameeeei!! Fiquei com muita vontade de colocar um vestido desses!! São lindos demaaaiss

  10. Rita Meliauskas

    Imagina quando a autora do blog ( que é linda !!!!) for se casar ….. ja tem todo o passo a passo organizado ! Não vai nem se estressar …… já sabe tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén