imagem de uma cerimônia de casamento a céu aberto. Os noivos estão caminhando pelo corredor entre os convidados.

Mini wedding: 7 dicas para fazer o seu

Uma grande cerimônia na igreja seguida por uma festa de 300 convidados. Esta ideia do casamento como necessariamente um enorme evento vem se modificando. Para os casais mais reservados que desejam fazer algo menor, vale escolher fazer um mini wedding. 

Assim, para nos ajudar a entender melhor sobre esse assunto, o Vestida para casar conversou com Ana Carolina Negreiros, fundadora e editora do Guia do Mini Wedding. Vamos conferir as dicas?!

1. O que é um mini wedding?

A expressão em inglês “mini wedding” ou “small wedding” significa “pequeno casamento”, ou seja, um casamento mais intimista. 

A principal característica que define uma celebração deste tipo é a quantidade de  convidados, geralmente não deve passar de 100. Além disso, a celebração pode ocorrer em locais variados. As opções de lugares, decoração, comida, música….são diversas, mas pode ter certeza que, acima de tudo, um mini wedding sempre tem um charme especial e mostra claramente a  personalidade dos noivos.

https://www.instagram.com/p/B6DOZ5DnRov/
Mini wedding
Foto: Instagram @guiadominiwedding

2. Por que fazer um mini wedding?

De acordo com Ana Carolina, podemos citar duas razões principais:

1° Economizar! A questão da economia é uma realidade, ainda mais em um país que passou por tantas mudanças recentemente. É bem mais fácil economizar em um casamento com menos convidados. Mas atenção: dependendo das escolhas dos noivos, pode sair sim um valor mais alto. Os valores vão depender das escolhas, principalmente do local e valor do buffet.

2° Entretanto, alguns casais escolhem uma pequena lista de convidados não necessariamente porquê o orçamento está apertado, mas porque querem ter um casamento charmoso e com pessoas que realmente sempre estiveram perto.

3. Como fazer uma lista de casamento reduzida?

Sei que pode parecer uma tarefa quase impossível, mas calma!  “A dica é  priorizar os familiares mais próximos e os amigos que frequentam a casa dos noivos. O ideal é reunir pessoas que realmente fazem parte da história do casal”, diz Ana Carolina

O esquema abaixo pode te ajudar nessa tarefa:

Esquema lista de convidados
Disponível em iCasei

4. Onde fazer um mini wedding? 

As opções são inúmeras. Mas aí vão algumas sugestões: residência da família, salões dos prédios, sítios, fazendas, praia, espaços de eventos, restaurantesbistrôs, cafés, hotéis, pousadas ou até em lugares mais diferentes e inusitados, como vinícolas ou livrarias. E para aqueles que ainda querem um toque mais clássico, é também possível fazer em igrejas e capelas.

Os restaurantes e bistrôs são os mais procurados, pela decoração já existente e também porque a gastronomia é um item muito valorizado

Ana CAROLINA NEGREIROS, FUNDADORA E EDITORA DO GUIA DO MINI WEDDING
Mini wedding bistrô
Foto do Instagram @guiadominiwedding

5. À noite ou de dia?

A maioria ocorre de dia, mas é totalmente possível fazer um mini wedding noturno. Quem não ama luzinhas e muitas velas?

6. Quais elementos contribuem para dar o charme característico do mini wedding?

Há vários detalhes: flores, vasinhos, lembrancinhas, plaquinhas, porta-retratos, toalhas, louças, almofadas, móveis diferentes, itens vintage. Além disso, é possível aproveitar a decoração existente no local contratado. 

Além disso, “nos mini weddings sempre sugerimos evitar exageros. Definitivamente não combinam com casamentos pequenos”, explica Ana Carolina

https://www.instagram.com/p/B5cmqirnwgo/
Plaquinha decorativa
Foto: Instagram @guiadominiwedding

7. Como entreter os convidados? 

Segundo Ana Carolina, atualmente, os locais estão buscando incluir pista de dança e DJ, ainda que seja um espaço pequeno, assim como outros serviços para tornar o grande dia especial e completo. É importante ressaltar que os noivos que buscam um casamento de dia, um almoço com familiares por exemplo, preferem um trio de jazz, voz e violão. Música de qualidade aliada à boa comida e boa bebida, os convidados e noivos acabam curtindo tudo de forma muito diferente e marcante.

https://www.instagram.com/p/B4CdqwPHkYm/
Músicos
Vídeo: Instagram @guiadominiwedding

Espero que tenham gostado e encontrado boas inspirações!

Até a próxima!


Quer saber mais sobre organização de casamento? Então, confira o post sobre assessoria de casamento.

Conheça melhor o Guia do Mini Wedding:

Anteriores

4 passos para o penteado de noiva perfeito!

Próximo

Filmes, séries e programas sobre casamento

  1. Titi

    Muito bacana a matéria, bem completa e esclarecedora,não conhecia esse tipo de casamento e é com certeza uma ótima opção pra quem nao quer gastar muito!! Matéria genial,parabéns!!!!!

  2. Catia ferreira

    Adorei saber mais sobre esse tipo de casamento, que confesso nao sabia como
    Era. Parabens Barbara bela Materia!!!!

  3. Patrícia

    Amei a matéria!!! Acho um charme o mini wedding!!! As dicas da Ana Carolina são ótimas! Parabéns novamente pelo post!

  4. Karem

    Muito boa essa matéria , esclarecedora pois eu não conhecia essa nova modalidade . Parabéns Bárbara , assim como eu deve ter ajudado muita gente que não conhecia . Bem bacana mesmo . Deve ser bem legal esse tipo de festa. Adorei

    • Vila Santarém doces

      Adoro seus posts, são super esclarecedores. Sem falar que acho mini wedding perfeito. Parabéns

  5. Beatriz Calais

    Eu acho a coisa mais charmosa do mundooo!! Amo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén