Montagem com fundo rosa claro. Em primeiro plano, nomes de trajes escritos em branco e pequenos desenhos de roupas

Desmistificando o dress code de casamento

“Esporte fino”, “traje social”, “black tie”….etc. São tantas nomenclaturas que podem causar dúvidas nos convidados. Mas hoje estamos aqui para desmistificar tudo sobre dress code (código de vestimenta/traje) de casamento.

A fim de entender melhor sobre o assunto, o Vestida para Casar conversou com Silvana Bianchini, consultora de imagem e proprietária da Dresscode Consultoria de Imagem. Bora conferir as dicas?

O dress code para eventos faz parte das regras de etiqueta social. E alguns tipos de trajes são mais usados para casamentos:

Esporte fino ou traje passeio

Normalmente usado em casamentos ao ar livre.

A dica para os homens é usar camisa e calça de alfaiataria com ou sem blazer. Ternos de cor clara com ou sem gravata também são boas opções. Já para os sapatos, prefira os sociais de cor marrom. Lembre-se que se o casamento for mais tradicional, a melhor opção é o costume completo em tons mas claros.

Enquanto para as mulheres, evite brilho e prefira vestidos lisos ou estampados em tecidos leves. Para eventos em gramados ou areia, evite saltos finos, optando por sandálias baixas ou plataformas. Por fim, bolsas médias ou pequenas e preferencialmente de mão.

Traje social ou passeio completo 

Geralmente usado em casamentos tradicionais a noite.

Para a roupa masculina, aposte em terno/costume completo acompanhado por camisa social e gravata, em cores escuras para após as 18 horas. Além disso, sapatos sociais e preferencialmente na cor preta.

As mulheres podem usar vestidos nos joelhos em tecidos nobres com ou sem brilho ou bordados. Para completar o look, sapatos de salto alto, bolsa pequena, acessórios refinados e penteados e maquiagem mais elaborados.

No Brasil, é comum irem de vestidos longos nestas ocasiões, mas optar por ir de vestido até o joelho está absolutamente correto para este traje.

Black tie ou Rigor

Apesar de ser raro, ainda é solicitado em alguns casos de casamentos a noite.

Para os homens, acima de tudo, lembre-se que roupa correta é o smoking com camisa branca e gravata borboleta. Já os sapatos devem ser de verniz ou pretos de couro e com cadarço.

Já para o look feminino, vale os vestidos longos. Use e abuse de detalhes, como por exemplo, bordados, brilhos, transparências e decotes. Além disso, aproveite para usar sapatos e sandálias de salto altíssimo, joias especiais e estolas.

Espero que as dicas sobre dress code de casamento tenham te ajudado!

Até a próxima!


Gostou do post? Então confira o post sobre filmes, séries e programas sobre casamento para distrair nessa quarentena!

Conheça melhor o trabalho da Silvana Bianchini, consultora de imagem e proprietária da Dresscode Consultoria de Imagem:

Anteriores

Tudo sobre músicas para festa de casamento

  1. Titi

    Fantástica a matéria, parabéns!!

  2. Angelica macedo

    Materia mt boa e de muita utilidade, pois essa duvida é constante. Obrigada

  3. Catia ferreira

    Adorei a materia. Esse tema e sempre uma duvida, principalmente para nos mulheres.

  4. Patrícia

    Ótimo post!!! Responde à pergunta de sempre quando recebemos um convite: que roupa usar?
    Adorei!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén