Alianças

Alianças: um símbolo de união

Um objeto tão pequeno, mas com tanto significado. A aliança é uma das principais marcas do casamento, simbolizando a união e o compromisso do casal. 

História da aliança

A aliança surgiu com os faraós do Antigo Egito. O adereço funcionava como uma promessa pública de que o faraó cumpriria sempre sua palavra.

Posteriormente, os gregos e romanos também utilizaram o acessórios. Mais especificamente os senadores e imperadores.

Como podemos ver, até então, o uso das alianças era voltado para os governantes. Sua função matrimonial deve-se, ao que tudo indica, a cultura Hindu, na qual a aliança finalmente ganhou simbologia de união afetiva.

Inicialmente, a aliança indicava que uma mulher estava comprometida, ela era propriedade de um homem. Esse costume bastante antiquado só mudou no século IX, quando a Igreja passou a usar a aliança como símbolo de união entre os casais cristãos.

Acreditava-se que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia ligada diretamente ao coração, assim, até hoje, o anel é habitualmente usado no dedo anelar.

Além disso, outro costume é o fato das alianças de casamento serem douradas. Claramente, cada casal opta pelo estilo que preferir, podendo escolher o tom, a largura e os detalhes.

Foto de alianças douradas tradicionais de casamento.
Aliança dourada tradicional de casamento. Foto: Bárbara Souza

Aliança e anel de noivado

Além da tradicional troca de alianças na cerimônia matrimonial, alguns casais também aderem a prática de utilizar alianças e anéis de noivado. 

Alguns casais escolhem as alianças de noivado, ou seja, ambos utilizam o adereço. No entanto, outros optam pelo anel de noivado, o qual é usado apenas pela noiva. Nos dois casos, o acessório é colocado também no dedo anelar, mas da mão direita.

Usar alianças e anéis de noivado é uma tradição dos países ibéricos. Cada vez torna-se mais comum a cerimônia do pedido de casamento com um anel solitário de diamantes e a troca de alianças acontece somente na cerimônia de casamento, afirma Geraldo Carrara, especialista da Tiffany&Co Brasil.

Para ele, as alianças e anéis de noivado podem ser usadas na cerimônia de casamento, marcando a passagem para uma nova etapa da relação. “A noiva pode optar por continuar usando-o na mão direita ou passar a usá-lo junto com a aliança de casamento, na mão esquerda. Recomendamos que durante a cerimônia ele permaneça na direita e durante a festa, ele passe para a mão esquerda”, explica Carrara.

Anel de noivado. Solitário clássico, prateado com pedra.
Anel de noivado (solitário clássico). Foto: Google imagens – Marcada para reutilização

Aliança de bodas

A bodas de prata (25 anos de casados) e de ouro (50 anos de casados) são os marcos mais especiais de um casamento. 

Portanto, é comum acontecer uma celebração nessas datas e também a colocação de novas alianças. Alguns preferem trocá-las, enquanto outros apenas passam a usar duas alianças juntas. No último caso, é interessante escolher uma aliança que combine com a primeira, a fim de compor um visual mais harmonioso. 

Tradicionalmente, a aliança de bodas de prata é inteira de ouro com um detalhe (filete ou linhas) em prata, representando o nome da boda. Já a de boda de ouro, é geralmente composta de ouro, também fazendo referência a nomenclatura.

Foto alianças tradicionais para bodas de prata (25 anos de casados). Feitas de ouro com detalhe em prata.
Aliança tradicional de bodas de prata. Foto: Bárbara Souza

Faça a melhor escolha

Para Carrara, tanto os anéis como as alianças devem ser belas e atemporais, sem sofrer com as tendências de moda. No caso dos anéis de noivado, “os clássicos com diamantes continuam sendo os mais procurados”, conta. 

Outro ponto importante é que a escolha deve ser a que mais reflita a personalidade do casal e os agrade.

Além disso, alguns detalhes específicos podem ser levados em consideração, como a atividade cotidiana dos noivos, se podem ou não usar anéis em seus trabalhos, se trabalham com as mãos, alergias e valores, os quais variam bastante.

Agora, com as dicas, ficou mais fácil escolher as suas alianças!

Até a próxima!


Quer saber mais sobre detalhes que fazem a diferença no casamento? Então, leia o post sobre maquiagem para noivas.

Anteriores

Maquiagem para noivas: realçando a beleza

Próximo

Lua de mel: como escolher o destino?

  1. Beatriz Calais Barbosa

    Matéria maravilhosa!!! Amei demais ♥️

  2. Stephanie

    Que matéria interessante!!! Sempre acho fofo quem usa aliança, até as de namoro!!

  3. Lucia Souza

    Muito interessante, muitas vezes não sabemos de onde vem o
    Costume e qual o seu significado! Adorei, parabéns pela matéria!

  4. Meu isso é muito legal! Super legal conhecer o significado!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén